domingo, 10 de junho de 2012

Em jogo fraco, Anápolis e Aparecida ficam no 0 x 0 na serrinha

O Aparecida recebeu o Anápolis na tarde deste Domingo (10/06) no estádio Hailé Pinheiro, a Serrinha, em Goiânia pela primeira rodada do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso. A partida terminou empatada sem gols, e a pouca torcida que compareceu no estádio, foi embora frustrada.
A equipe do Aparecida manda seus jogos no estádio Aníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia, mas cumpria perda de mando de campo e portanto jogou na Serrinha. Houve atraso de 25 minutos para o início do jogo por falta de ambulância no estádio. O regulamento diz que não pode haver jogo sem a presença de uma ambulância. A disponibilização de ambulância, equipe médica e também policiamento é de responsabilidade da equipe mandante, mas como o Aparecida mandava a partida fora de seu domicílio, a FGF (Federação Goiana de Futebol) passou a ser responsável por tais itens. Nesse mal entendido, a partida só teve início às 16:25, com a chegado de uma viatura do corpo de bombeiros. Outro problema foi que os refletores da Serrinha só foram acesos após os 40 minutos do segundo tempo, aproximadamente 18:15 da noite, e já estava bastante escuro para a prática do futebol. O Aparecida pagou R$ 800,00 pelo aluguel do estádio.
A partida ficou devendo no aspecto técnico, especialmente no primeiro tempo. Nem o Galo da Comarca, nem o Aparecida apresentaram bom futebol. Em uma das raras jogadas, a equipe do zona metropolitana chegou a balançar as redes, mas o assistente viu bem o impendimento.
No segundo tempo, o Tricolor da Boa Vista foi em busca do gol e vitória, Rafael Medeiros desperdiçou chance clara, e também Bruno Aquino perdeu um gol de maneira inacreditável em uma oportunidade cara-a-cara com o goleiro Tiago Rocha.
Esse foi o único empate da rodada e as equipes dividem a quarta posição.

Ficha Técnica:
Aparecida 0 x 0 Anápolis

Local: Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha)
Data: 10/06/2012
Horário: 16:00 horas
Arbitragem: Leandro Cardoso
Auxiliares: Marco Antônio Moreira e Marco Aurélio Dantas
Cartões Amarelos: Israel, Romarinho, Trindade Sandro Goiano (Aparecida) / Jean e Jonathan (Anápolis)
Cartões Vermelhos: Jonathan (Anápolis)
Público Pagante: 76

Aparecida: Tiago Rocha; Trindade; Rafael Oliosa e Miller; Kennedy; Jessé, Leandro Trindade, Sandro Goiano e Romarinho; Rivaldo (Lucas) e Israel
Técnico: Júnior Pezão

Anápolis: Flávio Mendes; Felipe Cordeiro (Diego Lira); Luizão e Bruno Lopes; Jean; Renatinho (Rafael Medeiros), Jonathan, Leonardy e Igor (Bruno Aquino); Moisés e André Leonel.
Técnico: Wladimir Araújo

Confira os outros resultados da primeira rodada do Goianão série B:

Sábado 09/06
Grêmio Anápolis 1 x 0 Santa Helena (Jonas Duarte)

Domingo 10/06
Iporá 1 x 4 Mineiros (Ferreirão)
Goiânia 1 x 2 Trindade (Aníbal Batista de Toledo)
Aparecida 0 x 0 Anápolis (Serrinha)

Folga: Jataiense


por Luiz Eduardo Krüger

terça-feira, 5 de junho de 2012

Divisão de acesso conhece seu nono participante

O campeonato goiano da série B vai enfim ter o seu começo neste fim de semana, a partir do dia 09/06. O início estava previsto para o fim de semana anterior, dia 02/06, mas o imbróglio entre Aparecida e Evangélica de Paraúna fez com que a federação adiasse o início do certame.
Na terceira divisão do ano passado, a partida entre Aparecida x Evangélica, válida pela 1ª rodada do segundo turno do torneio, foi anulada pela Justiça Desportiva Goiana. O Evangélica alegou "doping passivo" e ganhou em primeira instância. O doping passivo é a famosa "água batizada", eternizada por Diego Maradona em uma partida contra o Brasil. Na ocasião, o Aparecida venceu por 5 x 0.
O Aparecida venceu em última instância e manteve o vice-campeonato da série C do Goianão 2011, e portanto, ganhou a vaga para a divisão de acesso de 2012. Além de Aparecida, disputam a série B o Anápolis, Gôiania, Grêmio Anápolis, Iporá, Jataiense, Mineiros, Santa Helena e Trindade. As nove equipes jogam entre si em turno e returno. A cada rodada, um dos times recebe folga, dado o número ímpar de participantes. Os quatro melhores se classificam para a fase semifinal, e os finalistas garantem vaga na série A. O último é rabaixado para a série C.

Confira os jogos da primeira rodada:


Sábado 09/06
19:00 - Grêmio Anápolis X Santa Helena  - Jonas Duarte 
Domingo 10/06
15:30 - Iporá X Mineiros - Ferreirao
16:00 - Goiânia X Trindade - Aníbal Batista de Toledo
16:00 - Aparecida X Anápolis - Hailé Pinheiro

Folga: Jataiense

por Luiz Eduardo Krüger

O bom futebol tem que voltar

O Goiás começou a temporada 2012 de forma avassaladora, atropelando os adversários e encantando os torcedores. Venceu o campeonato goiano contra o rival Atlético e chegou até as quartas de final da Copa do Brasil. Para um time de série B, foi uma grande conquista já que foi campeão em cima de um time de série A e passou pelo Atlético Mineiro, outro time de série A, nas oitavas de final da competição nacional. 

Mas mesmo com esses bons resultados, o time vem gerando desconfianças nas últimas partidas, isso porque nos dois jogos da final não venceu, e começou o campeonato brasileiro da série B de forma ruim porque estava priorizando as quartas de final da Copa do Brasil. Na série B, conseguiu a primeira vitória na última sexta feira contra o CRB e agora precisa estabilizar na competição e vencer o Paraná hoje a noite para somar pontos e conseguir o tão sonhado acesso à série A do ano que vem. O Goiás tem um bom time, tem camisa, tem tradição, só precisa jogar o bom futebol que apresentou no inicio da temporada e no final do ano os torcedores vão poder comemorar a volta do Verdão para a elite do futebol brasileiro.

Pedro Marinho


sábado, 3 de março de 2012

A Chance

Vencer a Aparecidense no estádio Serra Dourada. Isso é o que o Atlético precisa fazer para chegar na liderança do campeonato goiano de 2012 pela primeira vez . Desde a primeira rodada da competição o líder é o Goiás, que vinha mostrando um bom futebol e chegou a abrir 6 pontos de vantagem para o segundo colocado. Mas nas últimas 3 partidas o Verdão empatou as três, sendo dois jogos contra a Anapolina e o último contra o CRAC de Catalão, e com isso deu a chance do rubro negro chegar na primeira posição do torneio. O Dragão vai ser comandado pelo auxiliar Jairo Araújo, isso porque o técnico Hélio dos Anjos pediu demissão.

História mal contada

Mais uma vez o técnico Hélio dos Anjos foi o centro das atenções de toda a mídia esportiva goiana. O treinador se demitiu do Atlético sem nenhuma explicação depois de 7 meses a frente da equipe. A informação que se tem é que ele teria saído em solidariedade ao preparador físico Lauro Martins, que deixou o clube um dia antes por problemas pessoais. Mas a questão é: Se Lauro Martins saiu por vontade própria, se não houve nenhum tipo de atrito, porque da solidariedade? Pra mim, solidariedade seria se houvesse uma briga entre o preparador físico e a diretoria e ele tivesse deixado o rubro negro em meio a uma turbulência, mas não foi isso que aconteceu. Essa história está muito mal contada, as peças não se encaixam e com isso nos resta apenas esperar para ver o desfecho de mais uma novela envolvendo Hélio dos Anjos.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ronaldinho Gaúcho?

A Seleção Brasileira entrou em campo ontem em um amistoso internacional contra a Bósnia. O time acabou vencendo por 2 a 1, mas com um gol contra aos 45 minutos do segundo tempo, o que mostra que a equipe ainda tem muito a melhorar. Mano Meneses escalou o time com três volantes e um jogador completamente improdutivo no meio campo para armar as jogadas. Ronaldinho Gaúcho, camisa 10 da seleção, é um ex jogador de futebol, e vem demonstrando isso no próprio Flamengo onde vem fazendo partidas abaixo da crítica e se envolvendo em polêmicas extra campo.

Alguns jogadores poderiam ganhar uma oportunidade com a camisa amarelinha, atletas comprometidos com a equipe e que poderiam acrescentar dentro e fora de campo. Ontem com a entrada de Paulo Henrique Ganso no lugar de Ronaldinho, o time melhorou principalmente pela movimentação. Ganso está voltando a jogar bem, mas ainda falta muito para se afirmar como o camisa 10 do Brasil, mas é melhor apostar em um jogador que tem um futuro promissor pela frente e quer se comprometer com o grupo, do que com um jogador que não apresenta um bom futebol a muito tempo.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Depois de 19 anos

O jejum do Fluminense chega ao fim! Depois de 19 anos sem vencer uma Taça Guanabara, que é o primeiro turno do campeonato carioca, o tricolor vence o Vasco por 3 a 1, no Engenhão. Os gols do Fluminense foram marcados por Deco e dois de Fred. Eduardo Costa descontou para os Cruzmaltinos. A última conquista havia sido em 1993 quando venceu o Volta Redonda por 1 a 0, gol de Super Ézio. Além de ganhar a nona taça na história do clube, um outro jejum foi quebrado, já que o Fluminense não vencia um clássico a 12 partidas ( 6 empates e 6 derrotas).

Pelo lado do Vasco, muita decepção pela derrota, isso porque o time vinha com 100% de aproveitamento na competição, tendo vencido todos os jogos da primeira fase e derrotado o Flamengo na última quarta feira pela semifinal. Mas hoje a equipe não conseguiu se impor em campo, e viu o quarteto de ataque do Fluminense liderado por Fred levantar a Taça do primeiro turno e se classificar para a final do campeonato carioca.

Ranking da Conmebol

O Goiás está em 26º colocado entre os times da América do Sul, isso é o que diz o ranking da Conmebol divulgado nessa semana. O Verdão figura nessa colocação por ter feito uma boa campanha na Copa Sul Americana de 2010, quando foi vice campeão perdendo para o Independiente da Argentina nos pênaltis. Esse ranking leva em conta o desempenho dos clubes nas últimas 5 temporadas de cinco competições: Copa Libertadores da América, Copa Sul Americana, Mundial de Clubes da FIFA, Recopa (campeão da Libertadores contra o campeão da Sul Americana), e Copa Suruga (campeão da Sul Americana contra o campeão da Liga Japonesa).

A pontuação varia de acordo com quatro quisitos: Vitórias e empates; avanço nas fases decisivas e conquista de titulos; quanto mais recente a competição maior é a pontuação; e variação de pontuação de acordo com a competição, cada uma tem um grau de importância maior que a outra.

O ranking é liderado pela LDU, do Equador, seguido do brasileiro Internacional na segunda posição, o Santos aparece na 7º colocação e o Cruzeiro em 9º. O Goiás está na frente de grandes clubes do futebol brasileiro como por exemplo Corinthians, Vasco, Botafogo e Atlético Mineiro.

Balanço 1º turno Goianão

Chega ao fim o primeiro turno do campeonato goiano de 2012. O vencedor simbólico foi o Goiás, que sem nenhuma dúvida apresentou o futebol mais eficiente entre todos os times da competição. Somou 22 pontos de 27 possiveis, com uma campanha de 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota, um aproveitamento de mais de 80%.

O Atlético, que é apontado como favorito do campeonato ao lado do esmeraldino, terminou na segunda colocação com 19 pontos somados, com uma campanha de 6 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Com certeza o que fez difereça foi o confronto direto, já que os 3 pontos que o Verdão tem de diferença para o Dragão foram conquistados no confronto direto, quando o Goiás venceu por 1 a 0.

O outro time da capital no torneio deixou a desejar nesse primeiro turno. O Vila Nova terminou com 11 pontos, na sexta colocação e fora da faixa de classificação para as semifinais. Na última rodada o Tigrão ainda conseguiu uma boa vitória por 4 a 0, mas a equipe precisa de uma sequência de vitórias se ainda sonha com a classificação entre os quatro primeiros.

Entre as equipes do interior, não tivemos nenhum surpresa até o momento. Os dois apontados como mais fortes no começo do campeonato estão entre os 4 primeiros. Crac de Catalão e Itumbiara estão em terceiro e quarto respectivamente na tabela.

O primeiro turno teve uma média de 3,11 gols por jogo, em um total de 140 gols marcados em 45 partidas. O que chama a atenção é na artilharia do campeonato goiano. O artilheiro é o atacante Nonato, do Rio Verde, com 8 gols marcados. O atacante é sempre muito questionado pelo seu peso que está acima do ideal, mas mesmo assim o jogador consegue desempenhar sua função em campo e marcar gols. Ele fez 8 dos 11 gols da equipe no primeiro turno.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

300

O goleiro Márcio completa amanhã no jogo contra o Itumbiara, às 16 horas, no estádio Serra Dourada, 300 jogos com a camisa do Atlético. O atleta chegou em dezembro de 2006, e já no primeiro ano conquistou o titulo de campeão goiano. Ele estreiou no dia 21 de janeiro de 2007 contra o Vila Nova pela segunda rodada do campeonato goiano daquele ano, e de lá pra cá foram muitas partidas e muitos titulos conquistados com a camisa 1 atleticana. O jogador conquistou três vezes o campeonato goiano, em 2007, 2010 e 2011, além de ganhar a Série C em 2008 e conseguir o acesso para a Série A em 2009. Em 2011 ele alcançou uma marca inédita no clube, conseguiu a classificação para uma competição internacional, a Copa Sulamericana desse ano.

Além de defender o gol atrás, Márcio por muitas vezes se aventura no ataque, seja para bater faltas seja para bater penâltis. O jogador já tem 19 gols na carreira e seu primeiro gol foi no dia 23 de novembro de 2007 contra o Vila Nova. Aliás, o colorado é o time em que ele já fez mais gols na carreira, ao total foram 4 marcados. O goleiro já levou 359 gols com a camisa do dragão e na partida de amanhã, com transmissão ao vivo da equipe doutores da bola, ele vai entrar com a camisa de número 300 em comemoração a essa marca expressiva alcançada.

O gol perdido por Deivid

O assunto mais comentado de toda semana em todos os lugares do Brasil e em até algumas regiões do Mundo, como Espanha e Portugal foi o gol perdido pelo atacante Deivid do Flamengo. A pergunta que não quer calar: Como ele conseguiu perder esse gol? O jogo foi contra maior rival Vasco, e era válido pelas semifinais da Taça Guanabara, o primeiro turno do campeonato carioca. No momento em que perdeu o gol incrivel, a partida ainda estava empatada em 1 a 1. O Vasco acabou vencendo o confronto por 2 a 1 e se classificando para a final da taça. Esse foi o gol mais perdido dos ultimos tempos no futebol, o próprio jogador assumiu que foi o gol mais perdido de sua carreira, o que não era pra menos já que a bola estava a apenas 3 metros do gol e não tinha nenhum defensor nem mesmo o goleiro para atrapalhar. E não foi a primeira vez que o atacante rubro negro perdeu um gol inacreditável dessa maneira, por pelo menos duas oportunidades, contra o Santos e contra o Internacional, ambos no campeonato brasileiro de 2011, o atleta perdeu gols de maneira absurda mas nada que se compare à façanha de conseguir perder o gol que ele conseguiu. E depois disso fica aquela pergunta: Será que depois de todos os gols perdidos e depois das atuações ruins, Deivid ainda tem lugar no time do Flamengo?