quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ronaldinho Gaúcho?

A Seleção Brasileira entrou em campo ontem em um amistoso internacional contra a Bósnia. O time acabou vencendo por 2 a 1, mas com um gol contra aos 45 minutos do segundo tempo, o que mostra que a equipe ainda tem muito a melhorar. Mano Meneses escalou o time com três volantes e um jogador completamente improdutivo no meio campo para armar as jogadas. Ronaldinho Gaúcho, camisa 10 da seleção, é um ex jogador de futebol, e vem demonstrando isso no próprio Flamengo onde vem fazendo partidas abaixo da crítica e se envolvendo em polêmicas extra campo.

Alguns jogadores poderiam ganhar uma oportunidade com a camisa amarelinha, atletas comprometidos com a equipe e que poderiam acrescentar dentro e fora de campo. Ontem com a entrada de Paulo Henrique Ganso no lugar de Ronaldinho, o time melhorou principalmente pela movimentação. Ganso está voltando a jogar bem, mas ainda falta muito para se afirmar como o camisa 10 do Brasil, mas é melhor apostar em um jogador que tem um futuro promissor pela frente e quer se comprometer com o grupo, do que com um jogador que não apresenta um bom futebol a muito tempo.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Depois de 19 anos

O jejum do Fluminense chega ao fim! Depois de 19 anos sem vencer uma Taça Guanabara, que é o primeiro turno do campeonato carioca, o tricolor vence o Vasco por 3 a 1, no Engenhão. Os gols do Fluminense foram marcados por Deco e dois de Fred. Eduardo Costa descontou para os Cruzmaltinos. A última conquista havia sido em 1993 quando venceu o Volta Redonda por 1 a 0, gol de Super Ézio. Além de ganhar a nona taça na história do clube, um outro jejum foi quebrado, já que o Fluminense não vencia um clássico a 12 partidas ( 6 empates e 6 derrotas).

Pelo lado do Vasco, muita decepção pela derrota, isso porque o time vinha com 100% de aproveitamento na competição, tendo vencido todos os jogos da primeira fase e derrotado o Flamengo na última quarta feira pela semifinal. Mas hoje a equipe não conseguiu se impor em campo, e viu o quarteto de ataque do Fluminense liderado por Fred levantar a Taça do primeiro turno e se classificar para a final do campeonato carioca.

Ranking da Conmebol

O Goiás está em 26º colocado entre os times da América do Sul, isso é o que diz o ranking da Conmebol divulgado nessa semana. O Verdão figura nessa colocação por ter feito uma boa campanha na Copa Sul Americana de 2010, quando foi vice campeão perdendo para o Independiente da Argentina nos pênaltis. Esse ranking leva em conta o desempenho dos clubes nas últimas 5 temporadas de cinco competições: Copa Libertadores da América, Copa Sul Americana, Mundial de Clubes da FIFA, Recopa (campeão da Libertadores contra o campeão da Sul Americana), e Copa Suruga (campeão da Sul Americana contra o campeão da Liga Japonesa).

A pontuação varia de acordo com quatro quisitos: Vitórias e empates; avanço nas fases decisivas e conquista de titulos; quanto mais recente a competição maior é a pontuação; e variação de pontuação de acordo com a competição, cada uma tem um grau de importância maior que a outra.

O ranking é liderado pela LDU, do Equador, seguido do brasileiro Internacional na segunda posição, o Santos aparece na 7º colocação e o Cruzeiro em 9º. O Goiás está na frente de grandes clubes do futebol brasileiro como por exemplo Corinthians, Vasco, Botafogo e Atlético Mineiro.

Balanço 1º turno Goianão

Chega ao fim o primeiro turno do campeonato goiano de 2012. O vencedor simbólico foi o Goiás, que sem nenhuma dúvida apresentou o futebol mais eficiente entre todos os times da competição. Somou 22 pontos de 27 possiveis, com uma campanha de 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota, um aproveitamento de mais de 80%.

O Atlético, que é apontado como favorito do campeonato ao lado do esmeraldino, terminou na segunda colocação com 19 pontos somados, com uma campanha de 6 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Com certeza o que fez difereça foi o confronto direto, já que os 3 pontos que o Verdão tem de diferença para o Dragão foram conquistados no confronto direto, quando o Goiás venceu por 1 a 0.

O outro time da capital no torneio deixou a desejar nesse primeiro turno. O Vila Nova terminou com 11 pontos, na sexta colocação e fora da faixa de classificação para as semifinais. Na última rodada o Tigrão ainda conseguiu uma boa vitória por 4 a 0, mas a equipe precisa de uma sequência de vitórias se ainda sonha com a classificação entre os quatro primeiros.

Entre as equipes do interior, não tivemos nenhum surpresa até o momento. Os dois apontados como mais fortes no começo do campeonato estão entre os 4 primeiros. Crac de Catalão e Itumbiara estão em terceiro e quarto respectivamente na tabela.

O primeiro turno teve uma média de 3,11 gols por jogo, em um total de 140 gols marcados em 45 partidas. O que chama a atenção é na artilharia do campeonato goiano. O artilheiro é o atacante Nonato, do Rio Verde, com 8 gols marcados. O atacante é sempre muito questionado pelo seu peso que está acima do ideal, mas mesmo assim o jogador consegue desempenhar sua função em campo e marcar gols. Ele fez 8 dos 11 gols da equipe no primeiro turno.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

300

O goleiro Márcio completa amanhã no jogo contra o Itumbiara, às 16 horas, no estádio Serra Dourada, 300 jogos com a camisa do Atlético. O atleta chegou em dezembro de 2006, e já no primeiro ano conquistou o titulo de campeão goiano. Ele estreiou no dia 21 de janeiro de 2007 contra o Vila Nova pela segunda rodada do campeonato goiano daquele ano, e de lá pra cá foram muitas partidas e muitos titulos conquistados com a camisa 1 atleticana. O jogador conquistou três vezes o campeonato goiano, em 2007, 2010 e 2011, além de ganhar a Série C em 2008 e conseguir o acesso para a Série A em 2009. Em 2011 ele alcançou uma marca inédita no clube, conseguiu a classificação para uma competição internacional, a Copa Sulamericana desse ano.

Além de defender o gol atrás, Márcio por muitas vezes se aventura no ataque, seja para bater faltas seja para bater penâltis. O jogador já tem 19 gols na carreira e seu primeiro gol foi no dia 23 de novembro de 2007 contra o Vila Nova. Aliás, o colorado é o time em que ele já fez mais gols na carreira, ao total foram 4 marcados. O goleiro já levou 359 gols com a camisa do dragão e na partida de amanhã, com transmissão ao vivo da equipe doutores da bola, ele vai entrar com a camisa de número 300 em comemoração a essa marca expressiva alcançada.

O gol perdido por Deivid

O assunto mais comentado de toda semana em todos os lugares do Brasil e em até algumas regiões do Mundo, como Espanha e Portugal foi o gol perdido pelo atacante Deivid do Flamengo. A pergunta que não quer calar: Como ele conseguiu perder esse gol? O jogo foi contra maior rival Vasco, e era válido pelas semifinais da Taça Guanabara, o primeiro turno do campeonato carioca. No momento em que perdeu o gol incrivel, a partida ainda estava empatada em 1 a 1. O Vasco acabou vencendo o confronto por 2 a 1 e se classificando para a final da taça. Esse foi o gol mais perdido dos ultimos tempos no futebol, o próprio jogador assumiu que foi o gol mais perdido de sua carreira, o que não era pra menos já que a bola estava a apenas 3 metros do gol e não tinha nenhum defensor nem mesmo o goleiro para atrapalhar. E não foi a primeira vez que o atacante rubro negro perdeu um gol inacreditável dessa maneira, por pelo menos duas oportunidades, contra o Santos e contra o Internacional, ambos no campeonato brasileiro de 2011, o atleta perdeu gols de maneira absurda mas nada que se compare à façanha de conseguir perder o gol que ele conseguiu. E depois disso fica aquela pergunta: Será que depois de todos os gols perdidos e depois das atuações ruins, Deivid ainda tem lugar no time do Flamengo?